Menstruação e Ciclo Menstrual

A Menstruação e Ciclo Menstrual aparece normalmente entre os 11 e os 13 anos de idade, mas pode aparecer um pouco mais cedo ou mais tarde. A menstruação é um sinal de crescimento. Não significa que estejas fisica e emocionalmente pronta para engravidar.

A maioria das raparigas ficam assustadas e nervosas quando aparece a primeira menstruaçdo.

Mas ela é apenas um processo normal e saudável do corpo feminino. Em média, uma mulher tem a menstruação mais de 300 vezes ao longo de toda a vida! É melhor aprender logo como lidar com ela.

Durante a menstruação e ciclo Menstrual, a rapariga ou mulher liberta uma quantidade de sangue pela vagina, normalmente uma ou duas vezes por mês. A quantidade, cor e espessura do sangue pode variar a cada mês. A menstruação costuma levar entre 3a7 dias.

Ciclo Menstrual começa no primeiro dia da menstruação e caba um dia antes da menstruação seguinte começar. Normalmente dura cerca de 28 dias, mas pode variar entre 24 e 35 dias. Isto é normal.

Direitos Humanos

Quando a menstruação vem aproximadamente no mesmo dia de cada mês, dizemos que o ciclo é regular. Mas, algumas raparigas têm o ciclo menstrual irregular, ou seja, a menstrugcão gngrace sempre numa altura diferente do mês, pode ate aparecer duas vezes no mesmo mês ou nêo o durante mais de um mês.

Se o teu ciclo for irregular, conversa com um/a técnico/a de saúde para saber se está tudo bem.

Período Fértil, Menstruação e Ciclo Menstrual

O período fértil é a altura do mês (alguns dias) em que é mais fácil e provável a mulher engravidar, se fizer relações sexuais sem qualquer método contraceptivo (método para não engravidar).

Existem formas de calcular o periodo fértil, mas estes métodos não são seguros. Porque ao longo do mês o corpo da rapariga passa por mudanças que podem alterar o ciclo menstrual e o período fértil.

Também não são seguros para raparigas com o ciclo menstral irreqular, o que acontece muito na adolescência, o melbor é usares o preservativo, que te protege da gravidez e de infecções transmitidas sexualmente, combinado com outro mnétodo.

Durante a menstruação, usa algo por dentro (tampões) ou fora da Vagina para absorver o sangue.

Podem ser pensos, algodão, paninhos ou compressas ou tampões. Troca-os no máximo de 3 em 3 horas, ou até em menos tempo, se sentires que a protecção está novamente molhada.

Ao trocar os pensos, tampões, algodão, paninhos ou compressas, lava muito bem a vagina e a área à volta com água limpa, seca-te bem antes de colocares uma nova protecção.

Deita os pensos, tampões ou algodão numa lata de lixo que fique fora do alcance das crianças, se usares paninhos ou compressas, deves lavá-los bem com água e sabão depois de cada utilização e secá-los num local arejado e limpo.

Guarda-os muito bem, num sitioa que só tu tenhas acesso, para que mais ninguém os use. Troca por novos paninhos ou compressas pelo menos a cada 3 meses.

Como cuidar da minha higiene íntima

Estas dicas valem para a tua higiene, de forma geral. Mas, quando estás com a menstruação deves ter ainda mais cuidado com a tua higiene íntima porque os órgãos genitais ficam mais sensiveis a irritações e infecções.

Lava-te com água limpa e sabão pelo menos duas vezes por dia. Podes lavar-te mais vezes, mas não convém usares sabão mais do que duas vezes.

Tambénm não deves inserir os dedos para lavar a vagina por dentro. lsto porque vagina produz um liquido branco e sem cheiro que te protege de infecções e doenças este liquido ajuda a manter a vagina limpa e saudável.

Menstruação dores e mau humor

Já repararam como alguns dias antes da menstruação aparecer muitas raparigas mudam de humor e comportamento, irritam-se, ficam tristes e choram com facilidade.

Isto é muito normal, e é conhecido como tensão pré-menstrual (TPM). Mais ou menos 75% das mulheres do mundo sofrem de TPM! Mas só cerca de 8% têm sintomas muito fortes.

Podes aliviar a TPM fazendo desporto, consumindo menos sal e bebidas com gás e café, e fazendo coisas que te deixam “para cima”, bem-disposta.

Além de TPM, muitas raparigas queixam-se de dores mais ou menos fortes na barriga (ou cólicas menstruais) antes da menstruação aparecer e enquanto esta dura. E uma dor que vem e passa. Pode também causar enjoos, diarreia, vómitos, cansaço e até desmaios.

As cólicas menstruais podem ser tratadas com medicação própria. Se sofres de cólicas, procura um/a ginecologista (médico/a da saúde da mulher), para que te possam ajudar. Não deves medicar-te sem recomendação de um técnico de saúde, a TPM é um assunto sério, não é “mania” das mulheres pode mesmo ser considerado doença! A TPM é causada por mudanças hormonais que acontecem durante a menstruação e ciclo menstrual.

Contracepção (Menstruação e Ciclo Menstrual)

Se te sentes preparada/o para o sexo, deves lembrar-te que pode ser uma parte divertida e gostosa da vida. Mas, se não te protegeres. o sexo pode levar a uma gravidez não planeada, e mudar completamente a tua vida e da outra pessoa envolvida.

O que é a contracepção e métodos contraceptivos

Métodos contraceptivos são métodos para evitar d gravidez, xistem muitos métodos: hormonais; de barreira; intrauterinos; esterilizoção, e outros.

Como escolher o melhor método para mim

O ideal é combinar um método hormonal e o preservativo. É o que se chama de dupla proteccao, porgue protege ao mesmo tempo da gravidez e das ITS, incluindo HIV. O preservativo masculino ou feminino deve ser usado em todas as relacões sexuais, e podes obtê-lo de borla nas unidades sanitárigs públicas, ou comprá-lo em qualquer farmácia.

Os restantes métodos deverm ser aconselhados por um técníco de saúde. Isto é muito importante pois cada método pode ter efeitos indesejados se não for ajustado a pessoa que o usa, Procura uma unidade sanitária ou uma das organizações indicadas nas últimas páginas para Saberes qual o melhor método para ti.

Sejas rapaz ou rapariga, tens o direito e o dever de procurar informação sobre contracepção, com a informação certa, poderás tomar decisões informadas, não tenhas medo nem vergonha de fazer perguntas sobre contracepção.

Procurar a informação certa é um acto muito responsável os técnicos de saúde tém o dever de te dar a informação e ajudar a escolher o melhor método contraceptivo para ti, de te tratar com respeito e de quardar confidencialidade sobre o que conversarem contigo.