Mau cheiro na boca
Mau cheiro na boca suas causas e como combater
O mau hálito é causado com mais frequência pela ação de certas bactérias bucais nas partículas de comida dentro da boca. Estas bactérias quebram (fermentam) as partículas de comida em substâncias com mau cheiro
Mau hálito e mau cheiro na boca ao falar ou ao respirar, ou e chamado de halitose , o odor fétido persistente no ar exaltado pela boca. Normalmente a origem ta na própria boca devido a presença de baterias.
Menstruação e Ciclo Menstrual
Principal causa de mau hálito (Mau cheiro na boca)
Na maioria dos casos o mau hálito ou halitose tem origem na língua a ma higienização da língua gera bactérias que causam o mau hálito ,ou a ma higienização da boca em geral . Entre as papilas há piquenas criptas onde se acumulam restos de alimentos e células que descamam no epitélio lingual. E pode estar associado também a problemas estomacais, diabetes, doenças respiratórias, doenças do fígado, problemas nos rins, alimentos acumulados, uso de tabaco
Mau hálito que vem do estomago
O mau hálito pode ter origem no estomago , mas são poucos os casos em que o mau hálito tem associado com problemas estomacais, porque o estomago possui os esfíncteres que são válvulas que se fecham depois da passagem dos alimentos não permitindo a passagem de odores para meio externo.
O que e mau hálito estomacal (Mau cheiro na boca)
Quando o mau hálito vem do estomago, um problema onde a válvula que separa o esófago do estomago não exerce a sua função da maneira correta permitindo o retorno do acido estomacal, o gastrite, essa condição pode causar ardência região da garganta e no peito, alem de também causar a desmoralização dos dentes e ser responsável pelo mau hálito
A ulcera gástrica ou gastrite uma condição que causa feridas na parede do estomago e algumas das baterias presentes nessa ferida podem causar o mau hálito.
Como acabar com o mau hálito
O mau hálito é um dos problemas de saúde bucal mais desagradáveis, tanto para quem sofre desse mal quanto para quem convive com alguém com o problema. Mas há solução. Confira a seguir sete dicas simples para combatê-lo, segundo o cirurgião-dentista flávio luposeli, especialista em estética do sorriso:
Beba água. Além de vários outros benefícios, a água ajuda a evitar o mau hálito já que este ocorre, em muitos casos, devido à boca estar seca ou com pouca saliva. É por isso, inclusive, que o hálito normalmente não está “fresco” quando acordamos;
Escove os dentes. Não se esqueça de escovar os dentes sempre após as refeições e, também, antes de dormir, pois é no período da noite que as bactérias têm mais tempo para agir;
Não “pule” o fio dental. O gosto ruim na boca pode advir, muitas vezes, da sujeira acumulada entre os dentes ou do próprio tártaro. Use fio dental ao menos uma vez ao dia (ou mais, dependendo do que o seu dentista recomendar);
Escove a língua. Escovou os dentes e passou fio dental? Calma – a higiene bucal não está completa ainda. Para finalizar, para retirar acúmulos de comida e bactérias que ficam na superfície da língua você deve também escová-la gentilmente (com escova e pasta de dentes mesmo);
Cuide da alimentação. Dietas radicais que cortam carboidratos totalmente tendem a causar mau hálito – reconsidere e tente ao menos comer uma fatia de pão durante o dia. Além disso, certos alimentos, como maçã, cenoura e pepino, quando comidos crus, “raspam” os dentes e funcionam como ajudantes do fio dental;
A boca não é a única suspeita. Em alguns casos o problema pode ser mais embaixo, literalmente. O esôfago ou estômago podem ser a causa, em especial nos casos de refluxo ou gastrite. Na dúvida, comece consultando um dentista, mas não descarte uma visita a um clínico geral ou gastroenterologista se as coisas não melhorarem; e
Evite café. O café pode criar uma espécie de cobertura na sua língua, que evita a oxigenação e ajuda na proliferação de bactérias (as maiores culpadas pelo mau hálito). Que tal trocar o café por chá?
Como remover placa bacteriana: veja 5 dicas para manter a saúde da boca!
Você já se olhou no espelho e viu algo estranho no sorriso? Sabe, como se ele tivesse com algo branco na frente dos dentes. Isso é a placa, que vai aumentando na medida que comemos e não escovamos o dente. Pode ficar na boa que tem como remover placa bacteriana.
Essa camada pegajosa que se forma pode trazer um monte de coisa ruim. Ela pode te dar bafo, cárie e até deixar a gengiva doente. Não tem muito segredo para evitar isso aí, tá? Negócio é manter sempre seu dente limpo e fazer a escovação todos os dias.
Se você já faz isso, pode ficar tranquilo. Tem umas dicas para tirar a placa bacteriana sem mistério. Pra deixar tudo fácil, vamos mostrar cinco dicas para deixar esse problema pra lá. E pra melhorar sua vida, separamos uns cuidados com a saúde da sua boca. Bora lá?
O que é placa bacteriana e como se forma?
Você pode até não saber direito o que é isso, mas com certeza já deve ter ouvido falar. Por isso, vamos mostrar o que é placa bacteriana.
É uma camada branca, pegajosa, que se forma no dente. Estranho, não é? Mas pô, é normal. Na medida que a gente come, vai acumulando restos desse alimento no dente.
As bactérias que temos na nossa boca olham para esse resto de comida e veem como um bom lugar para se alimentar. E vão surgindo mais, mais e mais… até formar placas bacterianas. Se você não escovar seus dentes todos os dias, essa camada se endurece e tu só vai conseguir tirar no dentista.
Tá, mas tem como remover placa bacteriana? Fica tranquilo, isso aí é mais fácil do que você imagina.
5 dicas de como remover placa bacteriana
Agora que você já sabe o que é e como se forma a placa bacteriana no dente, é hora de aprender alguns cuidados para tirar ela. São tarefas super simples de serem feitas. Separamos cinco dicas para manter o sorriso em dia. Veja!
Limpeza periódica com o dentista
Já ouviu falar em limpeza periodontal? Esse é um nome chique para a limpeza que fazemos no dentista, sabe?
Mas você precisa fazer essa visitinha a cada seis meses. É uma higienização profunda dos dentes e gengiva. O dentista sabe como remover placa bacteriana, deixando teu dente novinho em folha!
Escovação correta dos dentes
Cara, não tem mistério nenhum: para remover a placa dental, trate de escovar os dentes todos os dias. Não vacila! Escove três vezes por dia, ou depois de matar aquele pratão de comida. Isso não deixa a placa se acumular e nem endurecer nos seus dentes.
Uso do fio dental (Mau cheiro na boca)
É chato passar fio dental? Até pode ser, mas é pior ainda ficar com um bafo de matar, não é?
Então, não deixe este item de lado na hora de limpar seus dentes. Ela evita a placa bacteriana na gengiva e todas as doenças que podem acontecer nela. Nada de preguiça na hora de cuidar dos dentes!
Enxaguantes bucais
Depois de escovar os dentes e usar fio dental, use enxaguante bucal. Ela ajuda a evitar o acúmulo de placa bacteriana e a deixar o hálito fresco.
Só toma cuidado quando for usar esse produto. Não vacila em achar que pode substituir a escovação ou o fio dental.
Evitar alimentos com açúcar
Quem não gosta de doces, não é mesmo? Só não pode comer muito chocolate e balas, porque isso leva a mais placas nos dentes. Se ela fica mais e mais endurecida, isso pode ser o início de tártaro nos dentes, um problema bem sério que pode acontecer.
Quais os problemas podem surgir com o acúmulo de placa bacteriana?
Até aqui, a gente mostrou umas dicas de como evitar a placa bacteriana. Agora, só para reforçar, vamos te mostrar os problemas que você pode ter se ela se acumular. Não precisa pegar a escova de dentes agora. Espera, lê esse texto, e depois, bora escovar!
Cáries
As cáries são aqueles pontinhos pretos que surgem no dente. Isso acontece porque as bactérias que estão na boca soltam um ácido nos dentes. Ele corrói o dente e formam esses buracos.
A placa pode aumentar isso. Por isso, é muito importante tirar placa do dente para evitar cárie.
Gengivite
Outro problema causado pela placa é a gengivite, que é uma inflamação na gengiva. Sabe quando você tem a sensação de estar com a gengiva áspera e muito vermelha? Esses são sinais de que ela está inflamada. Isso acontece porque a placa se acumula na própria gengiva.
Tártaro
Este é um dos problemas mais sérios. Mas, você sabe como o tártaro se forma? Ele se forma quando acumula placa nos dentes. Se você não faz a higiene da boca corretamente, ela se acumula cada vez mais. Isso faz com que surja o tártaro.
E aí, tem como tirar tártaro dos dentes? Sim, mas você vai ter que ir ao dentista. Ele vai fazer um procedimento para tirar toda a camada de placa que se acumula durante tanto tempo.
Tem como evitar a placa bacteriana?
No fim das contas, tem como evitar o tártaro e a placa? Claro que sim! Para evitar que esses problemas estraguem seu sorriso, a solução é uma só: escovar os dentes corretamente e com os produtos certos.
Sem uma limpeza correta, a placa bacteriana no dente pode evoluir até virar tártaro. Uma superfície cheia desse problema pode deixar o dente mais áspero, atraindo cada vez mais bactérias.
Para prevenir a placa, use o creme dental sorriso fresh menta hit diariamente.
Dúvidas frequentes sobre como remover placa bacteriana:
O acúmulo de tártaro nos dentes pode causar perda óssea?
Sim, o acúmulo de tártaro nos dentes pode levar a perda óssea. Quando esse problema não é tratado, pode acontecer uma complicação mais séria: doenças periodontais. Por isso, não vacila! Tem que fazer uma limpeza de dente remove tártaro acumulado e evitar esse problema.
Como é feita a raspagem para remoção da placa bacteriana e do tártaro?
A raspagem pode ser feita manualmente ou por meio de aparelhos. Os dois agem como removedor de placa bacteriana. Mas lembra, viu: só o dentista usa um aparelho ultrassônico para retirar a placa e tártaro acumulado, e finaliza manualmente.
Diabéticos são mais propensos a ter problemas decorrentes do acúmulo de placa?
O acúmulo de placa pode ser mais comum em diabéticos. Com níveis altos de açúcar no sangue, o corpo não consegue combater infecções e pode levar a problemas na boca. Para evitá-los, utilize sorriso fort protect diariamente.