Análise de Sistemas Operacionais
Curso de Licenciatura em Administração Pública
1.Imtrodução
O presente trabalho de pesquisa fala de analisi comparativa de sistemas operacionais mas utilizados tais comoː Windows, Linux, MacOS. Nos primeiros computadores criados nas décadas de 1940 e 1950, os programas eram desenvolvidos directamente em linguagem de máquina e exigiam, dos programadores, um altíssimo conhecimento do hardware do computador para seu desenvolvimento. Com isso, os programas eram extremamente complexos, pois a maior parte das instruções eram para fazer o hardware funcionar. Além disso, somente um programa poderia ser executado por vez.
2.Análise do sistema operacional Windowns
O Windows 10 é o sistema operacional Windows mais avançado para PCs corporativos e domésticos, projectado para atender às crescentes necessidades dos usuários e profissionais de todos os ramos dentro e fora do escritório. Com recursos e benefícios exclusivos, o Windows 10 reduz o custo total de propriedade, ajudando seus usuários a
Manterem-se produtivos em qualquer lugar, aprimorando a segurança e o controle e simplificando a gestão de PCs em toda a organização.
Microsoft Windows, o sistema operativo mais usado no mundo, emprega uma metáfora do Windows para navegação e gestão de arquivos. Entender as partes de uma janela é o primeiro passo para saber como navegar pelo sistema operativo.
O Windows Explorer (o navegador de arquivos e pastas padrão, renomeado para Gestor de arquivos desde o Windows 8) é novamente um pouco diferente no Windows XP, Vista, 7, 8 / 8.1 e 10.
Desde os dias do DOS, a Microsoft incluiu a Ajuda (Help) em todo o seu software. Antigamente, a Ajuda muitas vezes podia ser particularmente inútil. Nos últimos anos, no entanto, a ajuda incluída no Windows é muito mais versátil e agora é chamada de Ajuda e Suporte.
2.1. Características de Microsoft Windowns
As principais características do sistema operacional Windows é ser multitarefa e multiusuário. Botão inicial parte mais importante do Windows, através dele conseguimos iniciar qualquer aplicação presente no nosso computador, como os programas para texto, cálculos, desenhos, internet. Etc.
2.2. Segurança, Usabilidade e suporte a software e hardware de windowns
Windows é um sistema operacional de multitarefas para computadores e dispositivos movem desenvolvidos pela Microsoft. A palavra Windows significa literalmente janela. Desde então, este sistema operacional tem evoluído, tanto em termos de funcionalidades, design e eficiência. Ate o momento, a Microsoft já conta com dezenas de atualizações sendo as mais conhecidasː Windows 95, Windows 98, Windows 2000, Windows XP, Windows vista, mais recente o Windows 11.
A função do sistema operacional do Windows é facilitar o acesso do usuário ao computador. Para tanto utiliza interfaces eficientes, atrativos e fáceis de utilizar, alem de integrar softwares mais rápidos e eficazes.
2.1.3. Sistema Operacional Linux
Linux: o SO Linux é uma coleção de software livre ou código aberto, criada por indivíduos, grupos e organizações de todo o mundo, incluindo o núcleo Linux. O núcleo (Kernel) Linux foi originalmente escrito por Linus Torvalds, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, Finlândia, com a ajuda de vários programadores voluntários por meio da Internet. É distribuído por meio de comunidades e equipes que preparam pacotes de distribuição com os programas e assistentes necessários para realizar a instalação, dentre as quais se destacam as distribuições: Ubuntu, Mint, Debian, Fedora, SUSE e OpenSUSE. Pode ser instalado praticamente em qualquer computador.
2.1.4. Características do Linux
Em qualquer dispositivo que possua um SO, geralmente há uma maneira de alterar as configurações, instalar aplicativos e atualizar o sistema. Uma das razões pelas quais se justifica utilizar um SO é para que possam ser realizadas alterações e novas instalações em um mesmo dispositivo. Isso quer dizer que em um computador podem ser instalados, além de novos programas, novas placas, novos discos rígidos, novos módulos de memória e até trocar ou atualizar o SO.
Basicamente um SO tem duas funções:
- a) Gerenciar os recursos de hardware: esses recursos incluem o processador, a memória, o espaço em disco e os dispositivos de entrada e saída, como teclado, tela e conexões de rede além do gerenciamento de energia e bateria, buscando seu uso eficiente e garantindo a integridade e a segurança dos dados armazenados;
- b) Servir de interface entre o hardware e o software com o usuário: ele fornece uma maneira transparente, estável e consistente para os aplicativos interagirem com o hardware sem ter que conhecer e se preocupar com todos os detalhes do hardware e estender essa funcionalidade por meio de uma interface com o usuário, que efetivamente é quem vai usar os programas e recursos do hardware.
O gerenciamento dos recursos de hardware e software é muito importante, pois vários programas e dispositivos de entrada e saída competem pelo uso do processador (CPU) e da memória de um computador. Nesta tarefa, o SO desempenha o papel para garantir que cada aplicativo obtenha os recursos necessários para sua tarefa, sem prejudicar as demais aplicações.
2.1.5. Sistema Operacional MacOSX
MacOSX: é um sistema proprietário baseado no kernel do Unix, fabricado e vendido pela Apple, destinado exclusivamente aos computadores e notebooks Mac e que combina a experiência adquirida com a tradicional GUI desenvolvida para as versões anteriores do Mac OS com um estável e comprovado núcleo. Assim, o MacOS é uma combinação de um moderno e confiável SO com uma renovada interface gráfica do usuário (GUI) chamada Aqua.
Analise comparativa de sistema operacionais
Critero de comparacao, windows, linux macos
Facilidade de uso
Seguranca compatibilidade com sotftwares
Suporte a hardware
Custumizacao, suporte
Comunidade e custo
- Criacao de uma tabela com 8 Linas e 4 ColunasConclusão
Este trabalho apresentou os principais conceitos sobre os sistemas operacionais. Através deste pesquisa obteve-se uma visão geral de como funciona um computador e de como sistema operacional facilita o seu uso, gerenciando os recursos de hardware e fornecendo uma interface amigável que permite o seu uso de forma intuitiva. A pesquisa apresentou a evolução dos computadores e dos diferentes tipos de sistemas operacionais, desde os primeiros computadores criados até os modernos smartphones actuais.
Analisou-se também a forma como o sistema operacional gerência a memória e protege os programas, para que um programa não invada a área de memória de outro programa ou usuário. Analisamos a forma como os dispositivos de entrada e saída são gerenciados e também os principais sistemas de arquivos, nos principais sistemas operacionais utilizados actualmente.
- Referencias Bibliograficas
DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J.; CHOFFNES, D. R. Sistemas Operacionais.
São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005 JAIN, R. The Art of Computer System Performance Analysis: Techniques for Experimental Design, Measurement, Simulation and Modeling. New York – NY: Wiley Computer Publishing, John Wiley & Sons, 1991.
JANDL JR., P. Notas sobre Sistemas Operacionais. Apostila, In: FACULDADE de Viçosa. Viçosa: FVMG, 2004. Disponível em . Acesso em 20 mai. 2017.
MACHADO, F, B.; MAIA, P, L. Arquitetura de Sistemas Operacionais. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
RIBEIRO, U. Certificação Linux. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2004.
STALLINGS, W. Arquitetura e Organização de Computadores: projeto para o desempenho. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
STUART, B. L. Princípios de sistemas operacionais: projetos e aplicações. São Paulo: Cengage Learning, 2011.