Energias Renováveis

Energias Renováveis, minha matéria

Energia Hídrica ou Hidráulica (Energias Renováveis)

Energias Renováveis, a maior parte dos países industrializados construiu já barragens e centrais hidroeléctricas ou hidráulicas nos locais mais apropriados.

Em portugal, também temos barragens e centrais, mas a energia nelas produzida é pouca, a comparar com as nossas necessidades.

Temos, pois que procurar aproveitar ao máximo os nossos recursos hídricos e construir mais centrais, onde for possível fazê-los.

A energia das marés também já é utilizada em alguns países. Em França, existe uma central na foz do rio Rance, em que a energia mecânica das massas de água que sobem e descem durante as marés, é aproveitada para produzir electricidade.

Energia Solar (Energias Renováveis)

A energia solar pode ser captada de diversas maneiras, uma das quais efeito de estufa já se está a desenvolve no nosso pais. Por meio de colectores solares planospainéis solares consegue-se o aquecimento de água para fins domésticos e também o aquecimento do ambiente (nas habitações, hotéise outros edifícios).

Pode ser utilizada também por concentração, em fábricas solares onde por meio de espelhos, os raios solares são concentrados em fornos de fundição fornos solares com produção de temperaturas de milhares de graus.

Pode, ainda, ser transformada em energia eléctrica através de células fotovoltaicas, técnica que já é utilizada em alguns faróis e nos satélites artificiais.

Confira algumas matérias acessar nos links abaixo:

Servidor Público

Dicas de Saude

Menstruação e Ciclo Menstrual

Direitos Humanos

Energia Eólica (do vento)

A energia eólica, utilizada desde tempos remotos para mover barcos a vela e moinhos, é utilizada actualmente para movimentar aerogeradores, onde se produz energia eléctrica, contudo, não existe ainda uma tecnologia bem desenvolvida neste domínio.

Energia da Biomassa (matérias orgânicas, sobretudo vegetais)

O nosso país a utilização energética da biomassa faz-se quase exclusivamente na forma de lenha. Mas a biomassa pode converter-se em biocombustíveis líquidos e gasosos (biogás).

A produção de biomassa para fins energéticos requer a ocupação de terras disponíveis, o que nem sempre é possível.

No brasil existenm automốveis a álcool (produzido a partir da mandioca e da cana sacarina).

Em vários países, os desperdícios domésticos são transformados em biogás, tanto em unidades de tratamento de lixo, como em explorações agrícolas.

Energia Geotérmica (Energias Renováveis)

É utilizada em algumas regiões vulcânicas, como a lslândia, para fornecer aquecimento às habitações. Na ilha de são miguel, nos açores, existe já uma central eléctrica que utiliza a energia do vapor aquecido, que sai com forte pressão do interior da terra.

Existem centrais deste tipo centrais geotérmicas em vários países onde as condições o permitem.

Defesa do Ambiente

O que é poluição, de que tanto se fala? A poluição provocada pelos combustíveis!

A poluição é a contaminação do ar, do soloe da água, com substâncias nocivas provenientes das actividades humanas.

A utilização dos combustíveis terá contribuído para o aumento da poluição?

Queimam-se diariamente, em todo o mundo, grandes quantidades de carvão, dando origem a acumulação de resíduos sólidos no solo e a libertação de fumo, fuligem e gases, no ar.

Os veículos automóveis poluem constantemente o ar devido as emanações dos combustíveis e dos produtos procedentes dos escapes. O vento espalha os produtos expelidos pelas chaminés industriais e os próprios resíduos das refinarias são queimados e lançados no ar.

Com tantos petroleiros a cruzarem os mares é difícil que não ocorram acidentes, com derramamento de petróleo na água e formação de grandes manchas. O trágico é que esses derramamentos (alguns devidos à falta de cuidado ou a lavagem dos tanques dos petroleiros) levam a destruição de praias, da vida marinha e de muitas aves aquáticas, dando origem as chamadas ‘marés negras’.

Os perigos da utilização de energia nuclear

Os acidentes já ocorridos em centrais nucleares, assim como as experiências feitas para testar as armas nucleares, têm provocado a libertação de radiações muito nocivas para os seres vivos, contribuindo para um novo tipo de poluição–a poluição nuclear.

As centrais nucleares produzem resíduos altamente radioactivos

Algumas das radiações emitidas penetram no organismo humano, provocando doenças muito graves, como vários tipos de cancro.

A pessoa exposta a tais radiações pode ate não se dar conta do que lhe está a acontecer até que a doenga seja descoberta, alguns anos depois.

Embora se diga que quase não há possibilidade de um reactor nuclear explodir, o superaquecimento que sofre é um perigo real.

Mesmo que existam sistemas de segurança muito reforçados, os acidentes mais graves até agora ocorridos (nos estados unidos, em Three Mile island, em 1979, e na União Soviética em 1986, na central de Chernobyl) vieram demonstrar que os acidentes podem aconteçer e que há uma grande dificuldade em controlar, depois, a situação.

Não só são afectadas as pessoas, animais e plantas, como a poluição nuclear se propaga através do ar, da água e do próprio solo.